Prêmio Vêneto 30 anos é entregue durante Enólogo do Ano 2018

01-11-2018

Na sexta-feira, dia 26, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reuniu cerca de 200 associados para celebrar seus 42 anos e o Dia do Enólogo, festejado no dia 22 de outubro. O evento, realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, também foi marcado pela entrega do prêmio Enólogo do Ano 2018 para Cedenir Fortunatti, enólogo chefe da Fante Vinhos, Sucos e Destilados, de Flores da Cunha (RS). Na ocasião, a Vêneto Mercantil, em comemoração aos seus 30 anos e com o intuito de fortalecer e fomentar o conhecimento técnico junto aos seus clientes e fornecedores dentro da economia em que atua, ofereceu o Prêmio Vêneto 30 anos. A congratulação dá direito a uma passagem aérea para a próxima Missão Técnica que será conduzida pela ABE em 2019. O ganhador foi o enólogo Andrei Julian Bellé.

Enólogo do Ano, Fortunatti, que recebe uma viagem técnica internacional, iniciou sua trajetória como enólogo no final dos anos 1990. Depois do curso Técnico em Enologia, buscou aprimoramento e concluiu a graduação em Viticultura e Enologia em medos de 2008. Bem humorado, se autodenomina um ‘alquimista das bebidas’. Há quase 20 anos, atua na Fante, uma das maiores empresas de bebidas do país, onde hoje é enólogo chefe e gerente industrial com larga experiência na elaboração de destilados. Pós-graduado em Especialização em Vitivinicultura pela Universidade de Caxias do Sul e também fez MBA em Desenvolvimento de Liderança pela mesma universidade.

A escolha foi feita entre os associados da entidade, no período de 3 a 19 de outubro. Nesta edição, 135 enólogos participaram fazendo suas indicações. O resultado foi homologado mediante regulamento, por uma comissão formada pelo presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, por representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves e pela Embrapa Uva e Vinho, além de enólogos já homenageados com a distinção.

A celebração foi ganhando status ao longo do tempo. Com o objetivo de enaltecer a trajetória do profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais, a distinção é uma justa homenagem aos enólogos que se destacam pela sua atuação.

Fonte: ABE
Fotos: Jeferson Soldi