Notícias

Seminário Impressões Vêneto - Flores da Cunha/RS Seminário Técnico - Foto Sabrina Boff Jantar de Confraternização 30 anos - Foto Sabrina Boff
09-08-2018

Vêneto Mercantil promove ações alusivas aos 30 anos


Ações de comemoração aos 30 anos da Vêneto Mercantil foram realizadas novamente na última semana. A programação contou com a realização do Impressões Vêneto, seminário direcionado aos clientes, além de um Seminário Técnico oferecido para as equipes de qualidade e comercial da empresa. O encerramento das atividades contou com jantar de Comemoração, oferecido aos funcionários e familiares.

O Impressões Vêneto é um seminário que aborda fundamentos técnicos e científicos, acompanhado de degustação de vinhos. Conduzido pelo diretor técnico sul-americano da Laffort, Fernando Córdova, o evento foi realizado em Bento Gonçalves, no auditório da Vinícola Salton, e em Flores da Cunha, na Vinícola Monte Reale.

No sábado, dia 4, a Vêneto Mercantil promoveu um Seminário Técnico, no Casarão Veronese, também ministrado por Fernando, juntamente com os enólogos da Vêneto Mercantil, Laércio Spadari, Neuri Bruschi e André Prasniski. A conferência encerrou com visitação à Vinícola Luiz Argenta.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

Foto Adriano Chaves
09-08-2018

Divulgados Melhores Vinhos de Caxias do Sul


Caxias do Sul conheceu os destaques da produção vitivinícola da cidade, em jantar, realizado na noite desta quarta-feira, dia 8. Promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Revinsul, o evento ocorreu no restaurante Tulipa, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Além dos troféus, os vinhos premiados ficam aptos a serem comercializados com o selo “Vinho de Caxias do Sul”, que atesta a excelência de produção da bebida. O concurso tem como principal objetivo promover a qualidade dos vinhos caxienses, oportunizar a divulgação e valorização das marcas locais e oferecer às vinícolas possibilidades de negócios e crescimento.

Nesta edição, 34 vinícolas participaram, totalizando 179 amostras de vinhos e sucos inscritas. Em julho, as bebidas passaram por uma análise sensorial realizada por 22 enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados. As amostras com melhor pontuação também passaram por uma análise físico-química. Foram avaliadas as categorias tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

Conforme estabelecido no regulamento, 30% das amostras que obtiveram as melhores notas em cada categoria foram premiadas com troféus (totalizando 55 amostras premiadas). Neste ano nenhuma amostra recebeu troféu de bronze, pois as 30% melhores amostras receberam notas superiores a 85 pontos. Outras amostras também receberam notas merecedoras de troféu, porém, como o regulamento prevê a premiação de apenas 30% das amostras e que a mesma vinícola não seja premiada mais que uma vez na mesma categoria, estas amostras receberam menção honrosa.

As vinícolas produtoras do suco de uva e dos vinhos vinífera e vinho de mesa melhor pontuadas na avaliação sensorial do concurso foram Ernesto Zanrosso Indústria de Vinhos (vinho de mesa), Vinhos Don Giusepp (vinhos de uvas viníferas) e Vinhos Don Giácomo (suco de uva).

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

25-07-2018

Melhores Vinhos de Caxias serão conhecidos no dia 8 de agosto


As 34 vinícolas participantes da XXI edição do concurso Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul conhecerão as melhores bebidas no dia 8 de agosto. O concurso, que conta com patrocínio da Vêneto Mercantil, passou pelas etapas de coleta e avaliação durante o mês de julho.

A premiação visa prestigiar a produção local e promover a qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos na região. Conforme o engenheiro, dentre as amostras coletadas, 30% serão agraciadas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação. Sete categorias serão premiadas: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva, explica. Os ganhadores poderão solicitar o selo “Vinho de Caxias do Sul”.

Todas as amostras passaram por análise físico-química e sensorial com enólogos convidados pela Smapa e pela Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), uma equipe composta por enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios .

O XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa em parceria com a Revinsul.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

10-07-2018

13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha em fase de inscrições


Lançada no dia 3 de julho, a 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha segue até o dia 13 de julho sem eu período de inscrições. A partir do dia 31, tem início a Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 31 de julho a 2 de agosto. O dia reservado para a divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile, é 6 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário. O evento é uma realização da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura, e conta, ema mais uma edição, com o patocínio da Vêneto Mercantil.

As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto e branco; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uva moscato do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.
São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso. Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1900 amostras foram avaliadas e 662 produtos receberam premiação, sendo 320 medalhas de ouro, 304 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 22 distinções especiais Moscatel Premium.

As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural até 13 de julho pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo e-mail contato@vinhosdefarroupilha.com.br.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

03-07-2018

Melhores Vinhos de Flores da Cunha tem datas definidas


Os preparativos para mais uma edição do Concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha estão em fase de coleta das amostras vinhos, sucos e espumantes nas vinícolas. Com 192 rótulos inscritos na última edição, a expectativa é atingir 200 amostras neste ano. A próxima etapa é o processo de análise e degustação, que ocorre de 9 a 13 de julho, na escola de Gastronomia UCS/ICIF. A divulgação dos resultados está marcada para o dia 17 de agosto, na comunidade do Travessão Carvalho, distrito de Otávio Rocha, onde será servido o jantar especial com o prato típico da cidade, o menarosto.

No concurso, que conta com o apoio da Vêneto Mercantil em mais uma edição, todas as amostras que atingem uma pontuação mínima de 85 pontos são incluídas no Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha.

Nesta safra, Flores da Cunha, maior produtor de vinhos do país, espera engarrafar mais de 120 milhões de litros da bebida. Também neste ano a cidade retoma o posto de maior produtora de uvas do Brasil, com 100,9 milhões de quilos.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

08-06-2018

Franco Francescatto avalia vinhos do Brazil Wine Challenge


O enólogo da Vêneto Mercantil, Franco Francescato é um dos 50 experts do mundo do vinho que estarão reunidos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para degustar centenas de amostras de 18 países da América, Ásia, África, Europa e Oceania durante o 9º Concurso Internacional de Vinhos – Brazil Wine Challenge (BWC). O grupo é formado por enólogos, sommeliers e jornalistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Itália, Portugal e Uruguai que terão a missão de avaliar vinhos e espumantes de todos os continentes no período de 5 a 8 de junho, no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola – hotel oficial do evento. As degustações serão realizadas no Centro de Eventos do SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, seguindo normas internacionais.

O concurso está na sua 9ª edição e registra o maior número de países de sua história. Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior e mais importante instituição do vinho do mundo, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o BWC desponta como um dos mais respeitados concursos internacionais de vinhos das Américas. Diante desse reconhecimento, a OIV estará representada pela sua vice-presidente, Cláudia Quini, uma das principais personalidades do mundo do vinho da atualidade. Outro grande conhecedor no assunto confirmado para o júri é o consultor e estudioso Carlos Cabral. Autor de diversos livros sobre vinho, Cabral fundou a primeira confraria de vinhos do país, a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV).

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

www.diadovinho.com.br
28-05-2018

Dia do Vinho 2018 terá mais de 300 atividades


De maio a junho é o melhor período para os amantes de vinho. Além do clima convidativo, as comemorações em torno do Dia do Vinho tiveram sua programação lançada na quarta-feira, dia 9, em Santa Maria, cidade do Vale Central Gaúcho que se junta a Serra Gaúcha - Região Uva e Vinho, Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia). De 18 de maio a 3 de junho, a oitava edição do evento conta com uma programação com mais de 300 atividades que celebram o enoturismo e a gastronomia.

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS, e Segh - Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

A gama de atrações conta com degustações, almoços, jantares, espetáculos artísticos, lançamentos de produtos, atividades físicas e muitos descontos. Para saber o quê, onde e quando fazer, basta utilizar o mecanismo de busca do site oficial diadovinho.com.br.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

24-05-2018

Vêneto Mercantil apoia 11º Aberto de Tênis


A Vêneto Mercantil é apoiadora do 11º Aberto de Tênis de Flores da Cunha. Organizado pela Sociedade Recreativa Aquarius, o torneio ocorre entre os dias 18 e 27 de maio, na sede da entidade.

As inscrições para as modalidades Masculino, Feminino, Infanto e Sênior 35 A e 55, da 2ª e 4ª Classe e para as categorias Masculino, Feminino, Sênior 45 e Sênior 35B, da 1ª e 3ª já estão encerradas. Mais informações pelo site www.ctsg.com.br.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

23-05-2018

Vêneto Mercantil visita Craft Brewers Conference e BrewExpo America


A Vêneto Mercantil, representada pelo diretor comercial da empresa Franco Francescatto, marcou presença na Craft Brewers Conference e BrewExpo America. O evento aconteceu entre os dias 30 de abril e 3 de maio, em Nashville, nos Estados Unidos, e é organizado pela Brewers Association¸ associação comercial sem fins lucrativos dedicada a cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes. Além de prestigiar estandes de parceiros da empresa como Patagônia Malt, PALL, Imerys Celite a STS, a visita teve o intuito de buscar conhecimento e novas oportunidades de negócio.

Em sua 35ª edição, esta foi a maior conferência realizada, somando quase 15 mil participantes (17% internacionais), mais de 2.500 cervejarias (16% internacionais), 79 seminários, mais de 200 palestrantes e 726 expositores. O evento envolveu a cidade em uma mescla entre empreendedorismo, arte e criatividade da produção artesanal independente, gerando ainda uma movimentação econômica de mais de U$ 14 milhões.


Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

21-05-2018

Equipe da Vêneto Mercantil é homenageada na Câmara de Vereadores


Na sessão da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, do dia 2 de maio, os vereadores apresentaram Moção de Congratulações ao diretor da Vêneto Mercantil, Léo Leonor Francescatto, extensiva a toda equipe de profissionais, pelos 30 anos de atuação da empresa no mercado de insumos enológicos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Ascari, autor do projeto, parabenizou a empresa pelo aniversário. “Uma empresa genuinamente florense, a qual desejamos muito sucesso”, destacou o vereador. Na ocasião, foi exibido o filme institucional que conta a trajetória da Vêneto Mercantil.

Novo comentário


Nome:

E-mail:

Comentário:

< Notícias Mais Recentes Notícias Mais Antigas >

Produtos: Insumos Enológicos | Filtração | Carvalhos | Rolhas | Bag in Box | Higiene e Sanitização | Equipamentos | Mangueiras | Produtos Complementares
Início | Empresa | Produtos | Notícias | Links | Contato

Copyright © 2011 Vêneto Mercantil Importadora LTDA.

Matriz
Endereço: Via Veneto, 151 - Flores da Cunha/RS
Fone/Fax: (54) 3297-6200 / (54) 8111-1200

Filial
Endereço: R. Getúlio Vargas, 118 - Bento Gonçalves/RS
Fone/Fax: (54) 3453-1200 / (54) 8114-1200