16 amostras são selecionadas na ANV

Foto Jeferson Soldi

compartilhar

A 23ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2015 divulgou as marcas das 16 amostras selecionas, em evento realizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na noite do último sábado, dia 26. A edição se consagra mais uma vez como a maior degustação coletiva de uma safra no mundo. A equipe da Vêneto Mercantil acompanhou o evento entre as 850 pessoas que puderam conhecer as 16 amostras (de base espumante, vinho tinto e vinho branco) escolhidas como as mais representativas pelo corpo de enólogos da Embrapa. Das 312 amostras inscritas por 56 vinícolas, 90 (30%) foram classificadas entre os 30% mais representativas. Destas, 16 foram selecionadas e degustadas pelo público. Há mais de 20 edições, a Vêneto Mercantil é uma das patrocinadoras do evento.

A concentração de apreciadores e profissionais do setor se manteve durante todo o tempo, enquanto as 16 amostras foram degustadas e comentadas uma a uma. Para cada amostra, 90 garrafas, totalizando um universo de 1.440 garrafas, que carregavam em si toda a representatividade da safra 2015. O caráter didático da Avaliação Nacional de Vinhos foi reforçado por um painel de 16 comentaristas formado por grandes nomes da vitivinicultura mundial. A experiência de degustar cada amostra, formar as próprias impressões e comparar com o que especialistas diziam exaltou a troca de experiências que a Avaliação proporciona a quem participa do evento.

 A Avaliação Nacional de Vinhos consolida ano a ano seu papel de promoção dos vinhos brasileiros, aproximando profissionais da área, apreciadores e público em geral do universo envolvente da bebida. Em sua 23ª edição, a Avaliação trouxe uma inovação em sua interação com a plateia. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) adotou um sistema totalmente digital para que a mediana do público fosse conhecida de maneira ágil e precisa, ampliando a participação dos apreciadores de vinho.  A inovação fez da Avaliação Nacional de Vinhos um evento ainda mais atrativo e participativo, com um sistema de intranet desenvolvido especialmente para a ocasião. Através do número de inscrição e senha, o participante pôde acessar de seu dispositivo móvel uma plataforma com o descritivo de cada amostra, registrando sua nota. Ao final de cada amostra, o resultado foi projetado e compartilhado com todos. A novidade foi aprovada pelos participantes, que puderam comparar as medianas da degustação de seleção e da mesa de comentaristas com as suas em tempo real.

Em suas 23 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos já avaliou 5.281 amostras, sendo 312 nesta edição. O público reunido chega a 14.617 pessoas. Intimamente ligada à cadeia produtiva da uva e do vinho, a Avaliação tem importante papel na evolução da qualidade do vinho brasileiro, servindo como referência para a escolha de variedades de uvas, técnicas de elaboração e lançamento de produtos.

 

 Troféu Vitis 2015

 Desde 1993 a ABE homenageia pessoas que dedicam o seu tempo, conhecimento e talento para a promoção do vinho brasileiro. Através do Troféu Vitis, concedido anualmente na Avaliação Nacional de Vinhos, a entidade presta esse reconhecimento. Este ano, o Troféu Vitis 2015 Destaque Enológico foi para o Doutor em Viticultura, consultor do CNPQ e fundador da Confraria Cavaleiros do Vinho da Serra Gaúcha e do Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia e também editor da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, Alberto Miele.  O Troféu Vitis 2015 Amigo do Vinho Brasileiro foi entregue para Rosane Marchetti, que há oito safras participa do evento. A jornalista mostra ao mundo, por meio de sua atuação no Globo Repórter e Jornal Nacional, a importância do setor vitivinícola, seus atrativos e valores.

 

16 AMOSTRAS SELECIONADAS ENTRE OS 30% E DEGUSTADAS PELO PÚBLICO

Categoria Vinho Base para Espumante

Chardonnay - Domno do Brasil (Garibaldi – RS)

Chardonnay/PinotNoir/Riesling Itálico - Chandon do Brasil (Garibaldi – RS)

Pinot Noir/Rose - Casa Valduga (Bento Gonçalves – RS)

 

Categoria Branco Fino Seco Não Aromático

Riesling Itálico – Luiz Argenta Vinhos Finos (Flores da Cunha – RS)

Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança (Caxias do Sul – RS)

Chardonnay – Basso Vinhos e Espumantes (Farroupilha – RS)

 

Categoria Branco Fino Seco Aromático

Sauvignon Blanc – Vinícola Santa Augusta (Videira – SC)

Moscato Giallo – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)

 

Categoria Tinto Fino Seco Jovem

Merlot – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

 

Categoria Tinto Fino Seco

Cabernet Franc – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)

Merlot – Vinícola Perini (Farroupilha – RS)

Merlot – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves – RS)

Ancellotta – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)

Teroldego – Vinícola Monte Rosário – Vinhos Rotava (Bento Gonçalves – RS)

Tannat – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves – RS)

Tannat – Dunamis Vinhos e Vinhedos (Dom Pedrito – RS)

 

NÚMEROS DA 23ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2015

- Amostras inscritas: 312

- Vinícolas participantes: 56

- Time da Degustação de Seleção: 118 enólogos

- Apreciadores participantes: 850 de nove estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal) e oito países (Argentina, Brasil, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal e Uruguai)

- Painel de comentaristas: 15 convidados de sete países (Argentina, Brasil, Estados Unidos, França, Itália, México e Uruguai), além de um apreciador sorteado entre o público

- Serviço do vinho: 90 alunos dos cursos de Viticultura e Enologia, Enoturismo e Sommelier

- Amostras degustadas: 16

- Garrafas servidas: 1.440 (90 de cada)

 

COMENTARISTAS

1.   Delto Garibaldi – Enólogo do Ano 2014 - Brasil

2.   Claudia Quini – Vice-Presidente da OIV - Argentina           

3.   Philippe Mével – Engenheiro Agrônomo e Enólogo - Brasil      

4.   Dr. Victor Torres Alegre – Doutor em Enologia - México           

5. Fernando Petenuzzo – Presidente da Associação de Enólogos - Uruguai               

6.   Sônia Denicol – Sommelier - Brasil

7.   Evan Goldstein – Jornalista – Estados Unidos         

8    Eugenio Echeverria  - Presidente The Wine School - Brasil

9.   Laurent Seramour – Vice-Presidente Challenge International du Vin – França 

10.  Alessio Giacomini – Professor Universidade de Pádova - Itália

11.  Eduardo Milan – Revista Adega - Brasil

12. Roberto Rabachino - Presidente da Federação Internacional de Sommeliers - Itália

13. Alexandre Mendes de Oliveira – Diretor Comercial da Verallia do Brasil - Brasil

14. Caio Paduan – Ator – Brasil

15. Firmino Splendor – Fundador e 1º presidente da ABE - Brasil

16. Paolo Borin –  Sommelier – Bento Gonçalves – Sorteado no público

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso