Amostras são coletadas para Seleção dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha

A Prefeitura de Flores da Cunha realiza nesta semana a coleta das amostras de vinhos e sucos dos inscritos na 4ª Seleção dos 'Melhores Vinhos de Flores da Cunha'. Com a finalidade de estimular a melhoria da qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos e engarrafados no município e divulgar os vinhos florenses, além de premiar as bebidas, o concurso publica o “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2016”. Organizada pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, a Seleção tem o patrocínio da Vêneto Mercantil.

A coleta deve ser concluída nesta semana. A próxima etapa da Seleção será a avaliação das amostras por um grupo de enólogos e sommeliers, que ocorre de 12 a 14 de julho, na enoteca da Escola de Gastronomia da UCS. A avaliação é realizada “às cegas”: vinhos, sucos e espumantes são codificados e os avaliadores recebem apenas a taça servida, conhecendo somente o seu respectivo código, categoria e safra.

No certame, as bebidas produzidas a partir de uvas americanas e/ou híbridas, são nas categorias Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral. Já, os vinhos produzidos a partir de uvas vitis vinífera serão avaliados em Vinho Branco Seco Fino Aromático, Vinho Branco Seco Fino Não Aromático, Vinho Tinto Seco Fino, Vinho Tinto Seco Fino – Cabernet Sauvignon, Vinho Moscatel Espumante e Vinho Espumante. Todas as amostras que atingem uma pontuação mínima de 85 pontos são inclusas no “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2016”.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de agosto, em um jantar com o prato típico de Flores da Cunha, o Menarosto, em local a ser definido.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso