Bruno Motter é o Enólogo do Ano 2022

Bruno Motter - Enólogo do ano 2022 - Foto Jeferson Soldi

compartilhar

Bruno Motter é o Enólogo do Ano 2022


Enólogo de 33 anos é o 19º a receber a honraria, indicado pelos colegas de profissão

O Enólogo do Ano 2022 foi conhecido no dia 21 de outubro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. O jovem Bruno Motter, 33 anos, foi eleito Enólogo do Ano 2022 pelos enólogos que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE). O anúncio foi realizado em jantar-festivo alusivo ao Dia do Enólogo, comemorado em 22 de outubro, e reuniu cerca de 150 pessoas, data em que a Associação comemora também os seus 46 anos.

A escolha do Enólogo do Ano tem o objetivo de enaltecer a trajetória e atuação do profissional que durante sua vida soube conduzir o trabalho, não apenas qualificando o vinho, mas agregando ao mundo do vinho algo a mais. “Buscamos enaltecer a profissão do enólogo como um todo, divulgando e promovendo a atividade tão importante para a evolução do vinho brasileiro em todo o mundo”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. O Enólogo do Ano 2022 foi premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.

Formado em Enologia pela Universidad Juan Agustin Maza, em 2011, na cidade de Mendoza, na Argentina, Bruno Motter é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Unisinos. Com apenas 33 anos, acumula em sua trajetória as funções de Diretor Técnico e Enólogo da Vinícola Don Guerino, em Alto Feliz (RS), onde também é sócio proprietário, além de ser diretor técnico da Associação Brasileira de Enologia.

A escolha seguiu um regulamento de três etapas, com a participação de 150 enólogos associados da entidade. Na primeira, eles indicaram um enólogo, levando em consideração critérios como formação em Enologia e Viticultura, trabalho em prol do profissional de Enologia, cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica, ser associado a ABE, no mínimo, há três anos e estar em dia com a tesouraria.

A segunda etapa foi marcada pela seleção dos três mais votados na primeira, respeitando a pontuação pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. A avaliação e homologação do resultado se deu na terceira etapa e foi feita por um comitê formado pelos que já foram homenageados com a distinção. Eles deram uma nova pontuação, atribuída pela percepção que o grupo tem de cada um dos três profissionais. Carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade determinaram a aprovação final.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso