Congressos de enologia em Bento Gonçalves terão palestrantes nacionais e internacionais

ABE Congresso

compartilhar

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, que acontecem simultaneamente entre os dias 3 e 7 de novembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, oferecem aos participantes um mergulho no mundo do vinho. Dentro desta projeção, os eventos contam com palestras sobre diversos assuntos dentro do universo da enologia, ministradas por profissionais da França, Itália, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai e que trarão atualizações na área.

Entre a programação, se destaca a palestra do doutor espanhol José Tejedor, que abordará O manejo do potencial da biodiversidade graças à biotecnologia. A exposição de Tejedor aborda os primórdios da biotecnologia na indústria do vinho, comentando as primeiras seleções de leveduras até as mais recentes tecnologias. Além de contemplar a utilização das leveduras Saccharomyces cerevisiae, desenvolvidas para expressar a delicadeza e complexidade do carácter aromático das uvas, Tejedor apresentará estudos que demonstram que as não Saccharomyces, em especial a Torulaspora delbrueckii, podem desempenhar um papel positivo importante durante as fases iniciais da fermentação. Segundo o palestrante, a espécie tem um impacto positivo na qualidade organoléptica dos vinhos, revelando uma complexidade aromática e um volume generoso no palato e minimizando a produção de off-flavors.

A programação dos congressos traz ainda diversas abordagens sobre áreas de biotecnologia, elaboração de espumantes e aromas do vinho. Os participantes poderão absorver experiências dos profissionais nacionais e internacionais, que abordarão o que está sendo atualmente pesquisado em enologia no Brasil e no exterior. Entre métodos de elaboração de espumantes, expressões aromáticas, diversidade das leveduras e aplicações tecnológicas na evolução dos vinhos, 19 palestras estão definidas até o momento. Todas elas ocorrem no decorrer dos quatro dias destinados à teoria na programação dos eventos.

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia ocorrem no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, RS. Os eventos são uma promoção da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa Uva e Vinho com patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho. A Vêneto Mercantil é uma das patrocinadoras do evento.

Inscreva-se

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 26 de outubro pelo site www.clavecongres.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, mediante ao pagamento. A inscrição inclui coquetel de abertura, três almoços (no mesmo local do evento), seis coffee breaks, três degustações temáticas, material de expediente (pasta, crachá, bloco, caneta e certificado de participação). As visitas técnicas não estão inclusas no valor da inscrição, estas serão por adesão.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso