Congressos de Viticultura e Enologia superaram expectativas

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, realizados simultaneamente entre os dias 3 e 7 de novembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, somaram intensa troca de conhecimento com uma gama de 44 palestras. Os eventos reuniram mais de 500 pessoas, com incidência alta de frequência nas atividades por parte dos inscritos. Entre palestrantes, estudantes e profissionais, a cultura e o conhecimento de 11 países se uniram em uma celebração ao setor, com um saldo positivo de troca de experiências e superação de expectativas.

O alto nível e a profundidade dos temas abordados nas palestras foram atestados in loco pelo público. A troca de conhecimento entre produtores devido à diversidade de pautas abrangidas superou a expectativa da organização em abordar conhecimento científico, com retorno prático ao profissional.

Os enólogos da Vêneto mercantil, Franco Francescatto, Neuri Bruschi e Laércio Spadari participaram do evento e comprovaram a qualidade das conferências. Conforme Francescatto, as atividades do congresso foram intensas e diversificadas, através delas foi possível rever conceitos e discutir ideias no campo da prática vitivinícola e enológica, bem como no desenvolvimento de novas estratégias produtivas e mercadológicas. “O congresso foi um evento de suma importância para a vitivinicultura da América Latina, em especial para a brasileira, pois oportuniza demonstrar todo o nosso potencial e também muito do que é realizado pelo setor vitivinícola nacional, que está muito bem representado por técnicos e enólogos de alto nível de conhecimento. Por isso, destaco a presença da Vêneto, que esteve no congresso com três enólogos, permanecendo na vanguarda do desenvolvimento tecnológico do setor”, confirma Francescatto.

A satisfação do público ficou evidente durante todos os momentos dos Congressos, desde a concepção, passando pela montagem da programação até a estruturação do cronograma. Juntamente com a ABE, a Embrapa Uva e Vinho promoveu e organizou o evento.

O XV Congresso Latino-americano e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia preparam Bento Gonçalves para a recepção de um evento de porte maior: em 2016, a Capital Brasileira do Vinho sedia o Congresso Mundial da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).

A Vêneto Mercantil é uma das patrocinadoras do evento.

Entre a programação, se destaca a palestra do doutor espanhol José Tejedor, que abordará O manejo do potencial da biodiversidade graças à biotecnologia. A exposição de Tejedor aborda os primórdios da biotecnologia na indústria do vinho, comentando as primeiras seleções de leveduras até as mais recentes tecnologias. Além de contemplar a utilização das leveduras Saccharomyces cerevisiae, desenvolvidas para expressar a delicadeza e complexidade do carácter aromático das uvas, Tejedor apresentará estudos que demonstram que as não Saccharomyces, em especial a Torulaspora delbrueckii, podem desempenhar um papel positivo importante durante as fases iniciais da fermentação. Segundo o palestrante, a espécie tem um impacto positivo na qualidade organoléptica dos vinhos, revelando uma complexidade aromática e um volume generoso no palato e minimizando a produção de off-flavors.

 

A programação dos congressos traz ainda diversas abordagens sobre áreas de biotecnologia, elaboração de espumantes e aromas do vinho. Os participantes poderão absorver experiências dos profissionais nacionais e internacionais, que abordarão o que está sendo atualmente pesquisado em enologia no Brasil e no exterior. Entre métodos de elaboração de espumantes, expressões aromáticas, diversidade das leveduras e aplicações tecnológicas na evolução dos vinhos, 19 palestras estão definidas até o momento. Todas elas ocorrem no decorrer dos quatro dias destinados à teoria na programação dos eventos.

 

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia ocorrem no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, RS. Os eventos são uma promoção da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa Uva e Vinho com patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho. A Vêneto Mercantil é uma das patrocinadoras do evento.

 

Inscreva-se:

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 26 de outubro pelo site www.clavecongres.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, mediante ao pagamento. A inscrição inclui coquetel de abertura, três almoços (no mesmo local do evento), seis coffee breaks, três degustações temáticas, material de expediente (pasta, crachá, bloco, caneta e certificado de participação). As visitas técnicas não estão inclusas no valor da inscrição, estas serão por adesão.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso