Eleitos os melhores vinhos de Caxias do Sul

Daniela Xu/ Divulgação

compartilhar

No tradicional evento anual do Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes, a cidade de Caxias do Sul celebrou a sua 26ª edição com um recorde impressionante de 295 amostras inscritas. Na noite de sábado, 23 de setembro, o Salão de São Romédio foi palco da emocionante premiação, que reuniu representantes das 39 vinícolas participantes, autoridades, convidados e membros da imprensa.

Das 295 amostras avaliadas, 90 foram agraciadas com prêmios de excelência, destacando-se 12 com a Medalha Grande Ouro, atribuída a vinhos com notas acima de 93, 64 com a Medalha Ouro e 13 com a Medalha de Prata. Além disso, nesta edição especial, a "Pipa Destaque" foi entregue ao vinho tinto de mesa bordô da Itália Granja e Vinícola, um momento de orgulho para os produtores locais.

O Concurso, agora organizado por um Comitê que envolve representantes do poder público, da Rede de Vinícolas Revinsul e das vinícolas, está comprometido com o aperfeiçoamento contínuo das vinícolas da região.

Todas as cantinas receberam menções honrosas para amostras com notas superiores a 80, seguindo o regulamento do Concurso. No entanto, em um esforço sustentável iniciado no ano passado, os certificados de menção honrosa e troféus não foram mais impressos em papel, sendo enviados digitalmente por e-mail junto com as notas dos especialistas.

Este ano, o Concurso teve o privilégio de contar com o escritor José Clemente Pozenato, autor de "O Quatrilho", como embaixador dos vinhos caxienses. Sua presença destacou ainda mais a importância cultural e histórica desses vinhos.

O 26º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul foi uma colaboração entre a Prefeitura de Caxias do Sul, a Revinsul - Rede de Vinícolas de Caxias do Sul e o Comitê Organizador, com patrocínio máster de Bocatti e Sicredi Pioneira.
A Vêneto Mercantil tem orgulho em patrocinar e apoiar este evento anual, reforçando o compromisso de toda a comunidade com a qualidade e tradição dos vinhos da região.

Leia a seguir quais cantinas foram premiadas com a Medalha Grande Ouro.

Vencedores da Medalha Grande Ouro

  • EBV categoria Espumantes Moscatel

  • EBV categoria Tinto Vinífera

  • Vinícola Grutinha categoria Branco Vinífera Engarrafado

  • Vinicola Zanrosso – Granja Do Vale categoria Tinto Vinífera Engarrafado

  • Vinícola Casa Motter categoria Tinto Vinífera

  • Vinícola Casa Motter categoria Espumantes Brut/Extrabrut/Nature

  • Vinícola Casa Motter categoria Espumantes Moscatel

  • Vinhos D’motter (Irmãos Motter) categoria Suco De Uva

  • Ernesto Zanrosso Ind De Vinhos categoria Rosado De Mesa

  • Ernesto Zanrosso Ind De Vinhos categoria Branco Vinífera Engarrafado

  • Casa Onzi Indústria Vinícola categoria Espumantes Moscatel

  • Rudimar Luis Formolo categoria Rosado De Mesa

Confira o quadro completo da premiação:

https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2023/09/bb7c32e9-a443-4160-81d6-9be69e25b354.pdf

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso