Enólogo da Vêneto avalia vinhos de Farroupilha

Cartaz Concurso Farroupilha

compartilhar

O enólogo da Vêneto Mercantil, Franco Francescatto, integrou a equipe de 30 degustadores que participaram da análise sensorial da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha. Formada por 30 degustadores, entre enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos, a degustação ocorreu entre os dias 17 e 19 de setembro, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio. As 174 amostras inscritas na edição foram avaliadas em seus aspectos visuais, olfativos e gustativos.

As amostras foram inscritas por onze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva.  Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.

Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação.

A revelação dos vencedores ocorre no dia 4 de outubro em jantar-baile, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário. Público em geral, interessado em participar da noite de premiação, pode adquirir ingressos, a R$ 80, junto à Secretaria de Agricultura de Farroupilha. Informações pelos telefones (54) 3261.6931 ou (54) 8115.5612.

A Vêneto Mercantil é uma das empresas patrocinadoras do evento.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso