Os estilos de vida sóbrios e o crescimento do mercado de bebidas zero álcool

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Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação significativa nos hábitos de consumo de bebidas alcoólicas. De 2015 a 2017, a WGSN já observava o início dessa mudança, identificando uma adesão crescente aos chamados estilos de vida sóbrios — principalmente entre os Millennials, que passaram a valorizar bem-estar, autoconsciência e equilíbrio, em detrimento da tradicional relação social com o álcool.

O início do movimento sóbrio

O que começou como um movimento nichado rapidamente ganhou força. Em 2018, os chamados “sober bars” — bares com menus inteiramente sem álcool — começaram a migrar para o mainstream. Celebridades passaram a compartilhar publicamente suas jornadas de sobriedade, quebrando tabus e impulsionando um novo ideal de estilo de vida.
Em 2019, foi a vez da Geração Z dar ainda mais força ao fenômeno. Mesmo atingindo a idade legal para consumir álcool, muitos jovens dessa geração passaram a buscar experiências mais conscientes, optando por alternativas mais saudáveis que pudessem, ainda assim, oferecer prazer, socialização e bem-estar.
Com isso, entre 2020 e 2021, a inovação em bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool acelerou. Marcas passaram a investir em novos formatos — como vinhos e coquetéis prontos para beber (RTD), versões “clean”, além de bebidas funcionais com ingredientes adaptógenos como CBD e cogumelos. Segundo o ISWR, o setor movimentava cerca de US$ 10 bilhões em 2021 em 10 mercados globais.

Tendência que veio para ficar

Esse crescimento não foi passageiro. Em 2022, a categoria ultrapassou US$ 11 bilhões, com expectativa de alcançar um crescimento de 7% (CAGR) até 2026. O conceito de bebida alternativa passou a ser visto como premium, gerando novos rituais de consumo e oportunidades claras de segmentação por geração, ocasião e propósito.
Produtos com sabores inusitados, uso de plantas globais, baixo teor alcoólico e efeitos positivos sobre o humor devem dominar o mercado, oferecendo experiências completas mesmo sem o teor alcoólico tradicional.
Com isso, marcas que desejam inovar e se posicionar de forma estratégica devem estar atentas às novas demandas de consumo: autenticidade, funcionalidade e uma abordagem mais consciente sobre o prazer de beber. Afinal, a transformação no copo reflete a transformação no estilo de vida de uma nova geração.

Como se tornar competitivo nesse mercado

Nesse cenário, soluções como o Velcorin ganham ainda mais relevância. Utilizado na estabilização microbiológica de bebidas com ou sem álcool, o Velcorin® oferece proteção eficaz contra microrganismos, sem alterar cor, aroma ou sabor do produto. 
Além de possibilitar uma produção mais eficiente, com menor consumo de energia, é compatível com diversos tipos de embalagens e certificado Halal e Kosher. Com sua aplicação precisa e suporte técnico especializado, o Velcorin permite que marcas acompanhem a inovação do mercado com segurança, qualidade e excelência sensorial.

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Fonte: WGSN

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