Os premiados no 9º Concurso do Espumante Brasileiro

O 9º Concurso do Espumante Brasileiro é mais um grande evento que conta com o patrocínio da Vêneto Mercantil. Em 2015, contabiliza número recorde de amostras inscritas e apresenta premiação destaque, novidade do concurso. Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento contou com dois dias para degustações das 264 amostras provenientes de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil, avaliadas por 44 enólogos, em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante. A excelência da bebida nacional resultou na premiação de 80 espumantes, sendo 5 Grande Medalha de Ouro (acima de 92 pontos), 70 Ouro (88 a 91 pontos) e cinco Prata (84 a 87 pontos).

O sabor brasileiro, a qualidade reconhecida entre especialistas e amantes do espumante foi comprovada na taça pelo júri composto por enólogos, jornalistas e sommeliers. Os 44 degustadores foram divididos em cinco júris, cada um com amostras diferentes. As degustações aconteceram nos dias 14 e 15 de outubro. Os trabalhos seguiram normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorreu em coquetel realizado na noite do dia 16, no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp, integrando a programação da Festa do Espumante Brasileiro. Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos.

Buscando aprimoramento condizente com a evolução do espumante nacional, a 9ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro contou com uma novidade: o Destaque Manoel Peterlongo, distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias, por meio da degustação de preferência de cada mesa. Cinco amostras foram premiadas com a distinção, que foi bem recebida pelos jurados.

A distinção homenageia o centenário da Vinícola Peterlongo, responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro e dar início a uma trajetória de reconhecimento mundial.

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso