Programação do Dia do Vinho 2016 começa dia 20

Dia do Vinho - Foto Ana Cris Paulus, divulgação

compartilhar

A partir do dia 20 de maio, mais de 250 estabelecimentos de hotelaria, gastronomia e vitivinicultura vão oferecer 270 ações especiais durante as duas semanas de celebração do Dia do Vinho 2016. A iniciativa, que envolve 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha e São Roque, no interior paulista, além da feira em Porto Alegre, vai até o dia 5 de junho. A expectativa dos organizadores é de alcançar cerca de um milhão de pessoas, entre fornecedores de indústria, comércio, serviços e público consumidor. A programação completa está no site oficial diadovinho.com.br e também pode ser conferida via Facebook (facebook.com/diadovinho) e Instagram (instagram.com/diadovinho2016).

Entre as novidades, a edição deste ano traz dois espetáculos de orquestra, com direito a circo, teatro e danças folclóricas, abertos ao público, acompanhados de degustação e venda de vinhos e espumantes, por meio das associações locais – na abertura, em Garibaldi, dia 20 de maio, com a Orquestra Jovem do município, e no encerramento, em Flores da Cunha, dia 5 de junho, com a Orquestra de Sopro de Veranópolis. A inclusão de Vila Flores, 10ª município com atrações especiais na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, também é uma inovação.

Os destaques da programação incluem o lançamento da Indicação Geográfica para os rótulos elaborados em Monte Belo do Sul (dia 3 de junho), a 2ª edição do projeto Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, entre 3 e 5 de junho, reunindo alguns dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil e os expoentes da gastronomia local, e também o Jantar da Estrada do Sabor, dia 3 de junho, em Garibaldi, que oferece, em uma única noite, toda a excelência das iguarias elaboradas na rota que é sinônimo de culinária original. Quem prestigiar o evento na região poderá ainda participar de meia maratona pelo Vale dos Vinhedos, dia 21 de maio, um passeio de bicicleta pelos altos e baixos da Serra, em Veranópolis, dia 29 de maio, e uma caminhada de 16 quilômetros, dia 5 de junho, em Farroupilha – que encerra com almoço. Além das romarias de Caravaggio e Corpus Christi, que este ano ocorrem simultaneamente, em Farroupilha e Flores da Cunha, dia 26 de maio.

                A realização é uma oportunidade para abastecer a adega. As 85 vinícolas participantes do Dia do Vinho oferecem descontos que chegam a 30% nas mais diversas linhas de vinhos e espumantes. E ainda há as feiras e mostras de cada município, com alternativas diversas de rótulos.

 

O Dia do Vinho

                O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais e patrocínio máster de Veralli.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso