Programação do Dia do Vinho começa hoje

compartilhar

O Dia do Vinho, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), começa nesta segunda, dia 22 e ocorre até o dia 7 de junho. A programação abrange 9 municípios gaúchos: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis; além da região da Campanha e da cidade de São Roque, em São Paulo.

Entre os destaques da programação deste ano, está o projeto Mesa Ao Vivomotivo de expectativa por uma intensa circulação de visitantes, curiosos e apreciadores. Será uma espécie de reality show culinário realizado em pleno Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de 4 a 6 de junho, com alguns dos mais celebrados chefs do país – Emmanuel Bassoleil, Ivan Achcar, Yann Corderon, Kátia Barbosa e Ana Luiza Trajano. Antes disso, as paisagens cinematográficas do Vale dos Vinhedos servirão de percurso para a meia maratona Caixa Wine Run, dia 23 de maio.

Em Flores da Cunha, uma degustação voltada ao público abre a programação. Das 24 mulheres participam do Curso de Degustação de Vinho nesta sexta-feira, dia 22, às 19h, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediada no município.

Em Garibaldi, é com Arte e Vinho na Praça que o Dia do Vinho abre oficialmente neste sábado, dia 23. Das 8h às 14h, na Praça Loureiro da Silva, haverá degustação e venda de espumantes das vinícolas da Rota dos Espumantes. Artistas plásticos locais também produzirão seu trabalho diante do público, com motivos ligados à cultura da uva e do vinho, Além disso, uma feira de artesanato, promovida pela Associação de Artesãos de Garibaldi, estará aberta à visitação durante todo o sábado.

                A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. A edição 2015 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.

A programação completa você encontra no site www.diadovinho.com.br