Resultados do 13° Concurso do Espumante Brasileiro

Foto - Jeferson Soldi

compartilhar

O 13º Concurso do Espumante Brasileiro bateu recordes e celebrou a diversidade vinícola do Brasil. Com um número impressionante de 505 amostras inscritas, vindas de 93 vinícolas de oito estados distintos - Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - a competição ampliou a representação dos terroirs brasileiros.

Um painel composto por 54 degustadores, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas e escritores, avaliou minuciosamente os espumantes inscritos. Apenas os mais pontuados receberam prêmios, seguindo as normas internacionais da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com um limite de 30% dos participantes sendo premiados.

Esta 13ª edição se destacou como a maior da história do evento, contando com o patrocínio da Vêneto Mercantil. Além disso, o enólogo da empresa, Laércio Spadari, fez parte da comissão avaliadora das amostras.


Dos 505 espumantes inscritos, um total de 172 receberam reconhecimento, incluindo 153 com a Medalha de Ouro, 6 com Ouro/Destaque e 13 com a prestigiosa Grande Ouro. As amostras avaliadas representaram espumantes naturais, elaborados a partir das uvas Vitis viniferas, utilizando diferentes métodos, e que estão normalmente disponíveis no mercado nas categorias de espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis).

Para conferir a lista completa dos ganhadores, acesse o link abaixo.

https://www.enologia.org.br/default/uploads/concurso-do-espumante-brasileiro/resultados/resultado-114.pdf?bd6d761be2ea771306135824af14f3dd

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso