Marcando a 20ª edição, Vanessa é a primeira mulher a receber a premiação entregue pela Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Esta é a primeira vez que uma mulher recebe a distinção. Desde 2004, quando foi criado o concurso, sempre haviam sido homens. Vanessa é parte da equipe técnica da Vinícola Geisse, desempenhando um papel fundamental no controle de qualidade, análises químicas e acompanhamento da elaboração de espumantes pelo método tradicional desde 2008. Ela também tem uma vasta experiência na Vinícola Perini e na Bacardi Martini do Brasil. Com graduação em Enologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves e atualmente mestranda em Viticultura e Enologia, Vanessa é uma Diretora Cultural da ABE e uma jurada respeitada em competições de vinhos em diversos países.
A honraria foi concedida durante o jantar do Dia do Enólogo e no 47º aniversário da ABE, onde cerca de 150 pessoas, incluindo enólogos, patrocinadores e parceiros, se reuniram para celebrar. Atualmente, a ABE conta com 333 enólogos associados em todo o Brasil, dos quais 70 são mulheres, representando 21% do total.
A seleção da Enóloga do Ano 2023 envolveu um processo rigoroso com três etapas. Na primeira etapa, todos os associados votaram levando em consideração critérios como formação, contribuições para a profissão, experiência na área, atuação no setor, inovação tecnológica e envolvimento com a ABE. Na segunda etapa, os três nomes mais votados passaram por uma análise de currículo, considerando suas experiências, formação e reconhecimento. Na terceira etapa, um comitê composto por homenageados anteriores avaliou os três finalistas, levando em conta a percepção do grupo.
O resultado final, combinando a votação, análise de currículo e avaliação dos colegas, consagrou Vanessa Stefani como a Enóloga do Ano de acordo com a Associação Brasileira de Enologia.