Vêneto Mercantil participa da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos

O último sábado, dia 27, foi marcado pela degustação dos melhores vinhos brasileiros. A 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reuniu mais de 850 apreciadores. O público degustou 16 das 90 amostras classificadas entre 30% dos vinhos mais representativos de um total de 290 inscritos por 58 vinícolas de todo o Brasil. Incentivadora da produção de vinhos brasileiros, a Vêneto Mercantil foi patrocinadora de mais esta edição do evento.

Para cada amostra, 90 garrafas, totalizando um universo de 1.440 garrafas. Para surpreender o público, a Associação Brasileira de Enologia, propôs que a degustação da oitava amostra fosse realizada às cegas em seu sentido literal. Todos foram convidados a vendar os olhos com uma bandana e mergulhar no universo do vinho de uma maneira diferente e ousada. O objetivo foi de proporciona uma experiência emocionante e levar todos a explorar diferentes sensações.

O presidente da ABE destacou a importância da Avaliação como referência para o setor junto ao mercado interno e externo. Mais que um concurso, a Avaliação Nacional de Vinho é referência na análise da produção nacional, integrando 120 enólogos que degustam e avaliam as amostras seguindo normas internacionais. O resultado é um grande espetáculo que reúne público e comentaristas para juntos celebrar a qualidade do vinho brasileiro.

Em 22 safras, o evento avaliou cerca de cinco mil amostras e reuniu um público próximo a 14 mil pessoas. Intimamente ligado à cadeia produtiva da uva e do vinho, a Avaliação tem importante papel na evolução da qualidade do vinho brasileiro, servindo como referência para a escolha de variedades de uvas e lançamento de produtos.

Troféu Vitis 2014

Para homenagear as pessoas que dedicam seu tempo, conhecimento e talento para promover o vinho brasileiro, desde 1993, a ABE instituiu o Troféu Vitis. Anualmente, este é um dos momentos mais emocionantes do evento. Este ano, as distinções foram para o professor, jornalista e especialista em Marketing do Vinho pela ESPM, Carlos Raimundo Paviani, diretor-executivo do Ibravin e para o engenheiro agrônomo com especialização em Cooperativismo, Ciro Pavan, foram homenageados com o Troféu Vitis 2014 Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente.

 

VINHOS SELECIONADOS

Categoria: Vinho Base para Espumante

1. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay): Na coloração é límpido, brilhante, de intensidade média e tonalidade amarelo palha/esverdeado. Nariz de boa intensidade, elegante, limpo/nítido e fino. Notas de cítrico, abacaxi, floral, maçã verde e flores brancas. Paladar de acidez presente/marcante, de bom volume, equilibrado, fresco, agradável e de retrogosto persistente.

Domno do Brasil. Amostra 248

2. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay/Pinot Noir/Riesling Itálico): Exame visual, límpido, brilhante/cristalino, de intensidade média, tonalidade amarelo esverdeado. Aroma elegante, com notas de cítrico, lima, abacaxi, maçã verde, frutas brancas e pêssego. No paladar é fino, tem acidez excelente, marcante e equilibrada, é fresco, com corpo médio e notas de cítrico. A persistência é média.

Chandon do Brasil. Amostra 260

3. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay/Pinot Noir): Aspecto límpido, brilhante, de tonalidade amarelo palha com reflexos de cor cobre. Nariz com boa intensidade, fino e elegante. É frutado, cítrico, com notas de frutas brancas, flores brancas e maçã verde. O sabor é limpo/nítido, com acidez marcante e equilibrada, bom corpo, bom volume e boa estrutura. É equilibrado, com notas de mineral e cítrico. Apresenta uma boa persistência.

Vinícola Geisse. Amostra 278

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

4. RIESLING ITÁLICO: Aspecto límpido, brilhante, de baixa intensidade, tonalidade amarelo claro/esverdeado. No olfato tem uma média intensidade, limpo, com notas de frutado, cítrico, pera, abacaxi, maçã verde, floral, flores brancas e frutas brancas. O paladar tem uma baixa acidez, equilibrada, com bom volume de boca e estrutura. É leve, agradável, elegante e macio. Aparecem notas de maçã verde e cítrico. A persistência é média.

Vinícola Salton. Amostra 59

5. CHARDONNAY: Aspecto límpido, brilhante, de média intensidade, tonalidade amarelo claro/esverdeado. Olfato de média intensidade, nítido, elegante, fino e complexo. Aparecem descritores como mel, levedura, abacaxi, notas de cítrico, frutas brancas, pêssego, maçã e aromas “doces”. No sabor, o ataque é doce, de acidez equilibrada/baixa, com boa estrutura. É intenso, equilibrado, de bom volume e corpo; fresco, agradável e harmonioso. Surgem notas de madeira, abacaxi e frutado. O retrogosto é persistente.

Vinícola Fazenda Santa Rita. Amostra 50

6. CHARDONNAY: O visual é límpido, brilhante, de média intensidade, amarelo palha, com reflexos esverdeados. No exame olfativo tem uma média/alta intensidade, é fino, complexo e elegante. Notas de madeira, baunilha, mel, abacaxi maduro, cítrico, melão, maçã, floral, pera e damasco. O paladar tem certa doçura, com acidez baixa, equilibrada. Tem uma boa estrutura, bom volume e bom corpo. É elegante, agradável e harmonioso. Repete no sabor as notas de madeira, com sutil amargor e boa persistência.

Vinícola Góes & Venturini Ltda. Amostra 52

7. CHARDONNAY: O aspecto é límpido, brilhante, de intensidade média. Tonalidade amarelo claro e esverdeado. O olfato é intenso e limpo, com notas de baunilha, mel, madeira, coco, frutado, cítrico, frutas brancas, frutas maduras, butiá, banana e compota de abacaxi. Sabor intenso, com ataque doce, de acidez equilibrada, bom corpo e bom volume. É equilibrado, elegante, agradável, harmonioso e fino. Tem no paladar notas de madeira, baunilha, coco e pera. É untuoso e persistente.

Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda. Amostra 39

Categoria: Branco Fino Seco Aromático

8. MOSCATO GIALLO: Aspecto límpido, brilhante, de intensidade média, amarelo claro/esverdeado. No olfato tem uma intensidade média, é agradável, com notas de floral, jasmim, batata doce, rosas, mel, moscatel, maracujá, flor de laranjeira, mamão papaia e ervas-de-quintal. No sabor, tem certa doçura, é intenso, com acidez média/baixa, corpo médio, boa estrutura, equilibrado, estruturado, fresco, agradável, com notas de batata doce, moscatel, cítrico e mel. Apresenta boa persistência.

Vinícola Giacomin. Amostra 219

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

9. CABERNET SAUVIGNON: Vinho de aspecto límpido, brilhante, vermelho rubi/violáceo. No olfato é intenso e agradável. Tem notas de frutado, frutas vermelhas, amora, cereja, ameixa, framboesa e especiarias, baunilha e defumado. O sabor tem um toque doce, com acidez equilibrada. É harmonioso, aveludado, com taninos macios e leves, agradável. Tem um corpo médio e um bom volume. Sabor com notas de tostado e frutas vermelhas. A persistência é média.

Giacomin Ind. de Bebidas - Vinhos Hortência. Amostra 10

Categoria: Tinto Fino Seco

10. CABERNET FRANC: Vinho límpido, brilhante, de cor intensa, rubi intenso com reflexos violáceos. Boa viscosidade e lágrimas pigmentadas. No nariz tem uma intensidade média, é limpo, com notas de frutas vermelhas, amora, pimentão, especiarias, madeira, baunilha, cravo-da-índia, tabaco, pimenta preta, café e chocolate. O sabor tem certa doçura, com acidez marcante, volume e estrutura média, corpo médio e equilibrado. Os taninos são leves. Tem, ainda, notas de madeira, chocolate e couro. É persistente.

Vinícola Góes. Amostra 140

11. MERLOT: Vinho de aspecto límpido, brilhante, de coloração intensa e escura, tonalidade vermelho violáceo. No olfato tem uma intensidade média, é limpo e fino, apresenta notas de especiarias, cassis, amêndoas, uvas passas, frutas vermelhas (cereja, framboesa), amora, ameixa preta, frutas pretas, violetas, menta e sutil vegetal e pimentão. No paladar é harmonioso, apresenta uma acidez equilibrada, corpo e volume médio, equilibrado, agradável e elegante. Os taninos são macios e maduros. Expressa em boca notas de cassis. Persistência média.

Vinícola Perini. Amostra 156

12. MERLOT: Aspecto límpido, intenso, vermelho rubi/violáceo. No nariz tem uma intensidade média, é vinoso, com notas de especiarias, tostado, pimenta, cassis, framboesa, mirtilo, frutas maduras (ameixa, amora) e pimenta preta. Paladar intenso, de acidez equilibrada, de corpo médio, boa estrutura e bom volume. É equilibrado, com taninos marcantes. Apresenta uma média persistência.

Vinícola Casa Valduga. Amostra 74

13. CABERNET SAUVIGNON: Vinho límpido, intenso, rubi com reflexos violáceos. No olfato é elegante, intenso, com notas de amora, frutas vermelhas, cassis, menta, eucalipto, baunilha, café, pimenta preta, tabaco e cacau. O sabor é intenso, apresenta uma acidez baixa, com corpo médio, bom volume e estrutura. É agradável e harmonioso, com taninos de boa qualidade. Tem notas de defumado, madeira, baunilha e café. É persistente no paladar.

Cooperativa Vinícola Aurora. Amostra 80

14. ANCELLOTTA: O aspecto é límpido, intenso e violáceo. O olfato é intenso, com notas de framboesa, violetas, ameixa, amora, cassis, sutil vegetal, especiarias, tabaco, pimenta, amêndoas, tostado, menta e cânfora. O sabor guarda certa doçura, a acidez é boa, com bom corpo, volume e estrutura. É intenso, equilibrado, com sutil adstringência. Tem notas de chocolate, café e especiarias. É potente e persistente.

Vinícola Don Guerino. Amostra 119

15. ANCELLOTTA: No exame visual é límpido, brilhante, intenso. A tonalidade é violácea intensa, com lágrimas pigmentadas. É atraente e de boa viscosidade. No nariz tem uma intensidade média, com notas de especiarias, café, pimenta preta, baunilha, tabaco, couro, cassis, frutas vermelhas, frutas pretas (ameixa, amora). É vinoso, com sutil nota de alecrim. No paladar tem uma acidez presente, um corpo médio, de bom volume e estrutura. É equilibrado, intenso, com taninos de boa qualidade. Tem sabor com notas de especiarias. Apresenta boa persistência e bom potencial de guarda.

Vinícola Monte Rosário - Vinhos Rotava. Amostra 145

16. TANNAT: Aspecto límpido, intenso, de tonalidade violácea intensa. Lágrimas pigmentadas. Aroma intenso, com notas de frutas vermelhas maduras, amora, cassis e de especiarias, baunilha, madeira, tostado, café, tabaco e couro. O sabor é intenso, com ataque doce e acidez equilibrada. Apresenta um bom volume, bom corpo e estrutura. Os taninos são maduros e revelam potencial de guarda. Tem notas de especiarias, madeira e chocolate. Tem sabor persistente.

Estabelecimento Vinícola Valmarino. Amostra 95

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso