Vinhos avaliados em Farroupilha

Foto Marciele Scarton

compartilhar

Vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos pelas vinícolas farroupilhenses na 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha foram analisados nesta semana.  A avaliação dos produtos foi feita por grupo de 35 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. A Vêneto Mercantil esteve representada pelo enólogo Laercio Spadari.

As amostras foram inscritas por doze vinícolas, em 13 categorias: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.

Conforme normas internacionais, até 30% das amostras inscritas recebem premiação. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas da variedade moscato no país.

A revelação dos vencedores ocorre no dia 15 de setembro em evento especial, no Centro de Eventos Mario Bianchi, do Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

A Vêneto Mercantil é uma das patrocinadoras do evento.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso